Táxi circulando em faixas e pistas de ônibus? Em BH, pode sim!
A vida nas grandes cidades é corrida para boa parte das pessoas e isso faz com que o tempo seja um dos bens mais preciosos nos dias de hoje.
Planejamento e agilidade são fundamentais para dar conta do trabalho, das compras no supermercado, das tarefas de casa e do dever de casa dos filhos, entre várias outras responsabilidades. Isso sem contar com o período do merecido e necessário descanso.
E, entre uma coisa e outra, também é preciso lidar com o trânsito que, muitas vezes, não ajuda.
Pensando nisso, o vereador Álvaro Damião conseguiu, junto ao prefeito Alexandre Kalil, autorização para que táxis conveniados à BHTrans possam circular em pistas e faixas destinadas exclusivamente a ônibus em Belo Horizonte.
As liberações conquistadas até agora facilitam muito a vida de quem recorre ao serviço dos taxistas para chegar a tempo em um compromisso ou ir para o aeroporto, por exemplo.
Mas é preciso atenção para evitar multas e outros transtornos, já que nem todas as pistas e faixas exclusivas de transporte coletivo podem ser utilizadas pelos táxis.
Os trechos disponíveis atualmente são os seguintes:
Corredores do MOVE das avenidas Presidente Antônio Carlos e Dom Pedro I;
Corredor do MOVE da avenida Cristiano Machado, no trecho entre a rua Jacuí (bairro da Graça) e o viaduto Hélio Pelegrino (bairro São Paulo);
Faixa exclusiva da avenida Cristiano Machado, entre o Anel Rodoviário e a avenida Vilarinho;
Faixas exclusivas das avenidas Pedro II, Presidente Carlos Luz, Antônio Abrahão Caram, Coronel Oscar Paschoal e Nossa Senhora do Carmo.
Além disso, taxistas precisam seguir algumas regras para garantir, entre outras coisas, a segurança dos passageiros. São elas:
Somente táxis com passageiros a bordo podem circular nos corredores do MOVE das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado. Já nas faixas exclusivas é permitido ao motorista trafegar sozinho.
Não é permitido realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo dos corredores do MOVE, que devem ser acessados somente pelas entradas e saídas devidamente sinalizadas.
É obrigatório permanecer na faixa da direita, com os faróis acesos e o eletrovisor ligado.
Mais informações em: pbh.gov.br
Crédito da imagem: Wesley Rodrigues
Comments