top of page

Sistema de alerta de desastres via SMS: Saiba como receber mensagens da Defesa Civil


O período chuvoso começa no mês de outubro e segue até as primeiras semanas de março em boa parte do Brasil. Junto com ele, infelizmente começam os registros de alagamentos, deslizamentos e desabamentos. Em Belo Horizonte não é diferente e, entre pancadas de chuva e tempestades, moradores da capital mineira podem enfrentar muitas dificuldades.


Para amenizar transtornos e evitar tragédias, a Defesa Civil de Belo Horizonte oferece à população um serviço de alerta de desastres via SMS que envia, diariamente, informações sobre condições meteorológicas e riscos geológicos.


COMO RECEBER ALERTAS DA DEFESA CIVIL?


O cadastro no sistema é simples e gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 com o CEP da residência ou de qualquer outro local que a pessoa queira monitorar. A partir daí, o cidadão passa a receber mensagens diretamente no celular informando sobre possibilidades de desastres naturais e outras situações de risco.


De acordo com a Defesa Civil de BH, esse registro é muito importante porque, ao receber um alerta, o morador pode se proteger e tomar providências como ir para a casa de parentes, além de ajudar outras pessoas que estiverem em perigo.


PREVENÇÃO SALVA VIDAS: COMO AGENDAR VISTORIAS DA DEFESA CIVIL?


A prevenção é a melhor maneira de proteger a vida dos belo-horizontinos durante o período de chuvas. Por isso, além de acompanhar os alertas, é fundamental prestar bastante atenção aos sinais que podem indicar a possibilidade de deslizamentos, como:


  • Trincas nas paredes;

  • Água empoçada no quintal;

  • Portas e janelas emperrando;

  • Rachaduras no solo;

  • Água minando da base dos barrancos;

  • Inclinação de postes ou árvores.


Caso observe alguma alteração em seu terreno ou imóvel, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil no telefone 199 e solicitar uma vistoria.


Mais informações: defesacivil.mg.gov.br

whatsapp-logo-1.png
bottom of page