top of page

CMBH aprova projeto de Álvaro Damião que trata do serviço de remoção de animais mortos em vias


Na última terça-feira, dia 5 de abril, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, em segundo turno, projeto de lei de autoria do vereador Álvaro Damião - União Brasil. O PL 102/17 trata da obrigação de divulgar o serviço de remoção de animais mortos em vias públicas da capital mineira, conhecido como Disque Limpeza.

O trabalho é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte há vários anos, mas muito pouco conhecido pela população e isso faz com que inúmeros corpos de animais fiquem expostos pela cidade até que se decomponham, comprometendo a saúde pública, causando acidentes e impedindo que eles recebam tratamento digno no fim da vida.

A partir de agora, o governo municipal é responsável pela divulgação do serviço em seu site e em outros meios de comunicação, além da afixação de cartazes em locais visíveis e de fácil acesso, como postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento.

O Disque Limpeza também inclui fiscalização de lotes vagos, coleta de entulhos, varrição e capina em vias públicas, além da remoção de corpos de animais de grande e pequeno porte. Para solicitar o serviço, basta ligar para o telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

A exposição de animais mortos em vias até que se decomponham traz grande risco de acidentes para automóveis, que muitas vezes são pegos de surpresa e precisam se desviar rapidamente. As carcaças também atraem insetos e animais carniceiros, além de exalarem mau cheiro, comentou Álvaro Damião.

whatsapp-logo-1.png
bottom of page