top of page

Banco Central começa a liberar consulta e resgate de dinheiro esquecido em contas bancárias

A partir desta segunda-feira, dia 7 de março, brasileiros que “esqueceram” algum dinheiro em contas bancárias ao longo da vida podem pedir o resgate dos valores. Segundo o Banco Central, cerca de R$4 bilhões serão pagos a 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

COMO CONSULTAR O VALOR E PEDIR O RESGATE AO BANCO CENTRAL?

O primeiro passo é descobrir se a pessoa tem um ou mais valores a receber. Quem ainda não fez a consulta, deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e informar o número do CPF, além da data de nascimento, conforme Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central, explica no vídeo abaixo.



No primeiro acesso, o sistema informa se há algum dinheiro disponível e marca, automaticamente, uma data e um horário específicos para que o usuário entre no site novamente, consulte a quantia e peça a devolução, conforme o seguinte calendário:


Porém, para ter acesso e resgatar o valor total, é preciso ter uma conta gov.br, nível prata ou ouro. Neste vídeo, a equipe do Informação Pública mostra o passo a passo para abrir, caso o usuário ainda não tenha uma:



EM QUANTO TEMPO O DINHEIRO ESQUECIDO É DEVOLVIDO?

Depois de confirmar se há algum valor a ser recebido e criar ou acessar a conta gov.br para checar a quantia, é necessário selecionar a forma que o dinheiro será devolvido, que pode ser via PIX ou diretamente com o banco.

Por fim, a transferência será feita pela instituição bancária em até 12 dias úteis.

Mais informações: bcb.gov.br

Commentaires


whatsapp-logo-1.png
bottom of page