Amanhã é dia de Copa do Brasil! O Cruzeiro enfrenta o CRB, 21h30, no Mineirão. E com um detalhe: o clube celeste conseguiu efeito suspensivo e vai jogar com o apoio da torcida. A CBF tinha determinado que a partida fosse realizada de portões fechados, em razão do cumprimento da pena que foi aplicada em decorrência das brigas entre torcedores no Brasileirão do ano passado.
A presença do torcedor no estádio fará toda a diferença para o Cruzeiro. Afinal, o jogo é válido pela terceira fase da Copa do Brasil. Abrir vantagem na partida de ida, dentro de casa, com o apoio da torcida, pode definir a classificação. E o torcedor precisa lotar o Mineirão, incentivar e carregar o time no colo. E repito: o ano não é de reconstrução apenas para o futebol, mas para todos.
É preciso reconstruir pensamentos e atitudes. Ainda que um jogador não lhe agrade, não vaie. Isso não melhora o desempenho dele, muito pelo contrário. O cruzeirense precisa entender que o clube está em um processo de mudança e adaptação dentro de campo. São garotos que estão assumindo uma responsabilidade muito grande e confesso que estou surpreso com a maturidade com que estão lidando com este momento turbulento da Raposa. O clássico contra o Atlético, foi um exemplo disso. O time enfrentou uma equipe mais experiente e mais entrosada e por alguns momentos da partida, teve condição de vencer.
Conquistar títulos é importante? Claro que é e todo mundo sabe, mas o torcedor precisa focar em outro ponto neste ano: arrecadar, reestruturar financeiramente e dar condições para que em 2021 o clube esteja mais equilibrado nas finanças para investir e pensar em algo maior. O jogo contra o CRB é importante para o futebol? Sim, mas é muito mais que uma partida. É parte do processo de reconstrução. Vale dinheiro! E muito!
Há muito ainda a fazer, mas é preciso enaltecer o trabalho sério e competente que o conselho gestor está fazendo diante de, praticamente, um cenário de guerra. Nesta semana por exemplo, o conselho garantiu que vai até as últimas instâncias para investigar os erros do clube nos últimos anos. E o melhor de tudo: prometeram buscar o ressarcimento dos desvios. Era disso que o clube precisava: de gente séria e verdadeiramente comprometida com o clube.
Tamo junto e até a próxima
Foto: Igor Sales/Cruzeiro