Álvaro Damião com Mário Reis, o prefeito de Papagaios
O uso do cerol configura crime previsto já em lei do Estado, e para acirrar essa luta a favor da vida, Álvaro Damião criou o Projeto de Lei (PL) nº 329/2017 que criminaliza não só o uso, mas também a proibição, fabricação, armazenamento, comercialização, transporte, distribuição, manipulação e utilização de cerol, linha chilena ou qualquer material cortante.
De acordo com a Fundação Hospitalar de Minas Gerias (FHEMIG), desde o início deste ano até o dia 19 de agosto, o Hospital João XXIII atendeu 27 vítimas de linha de cerol.
No dia 15 de junho deste ano, até o Arcanjo 4, helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, foi atingido por uma linha com cerol, impedindo-o de voar com segurança. Um prejuízo de cerca de R$150 mil aos cofres públicos.
Combater o uso do cerol e linha chilena é uma das bandeiras que Álvaro Damião levanta. Nesse domingo (19), a cidade de Papagaios, na região Central do Estado, promoveu o 25º Festival de Pipas, dentro da programação do 6º Papagaios em Ação. Álvaro Damião marcou presença, e aproveitou para falar sobre a prática correta dessa brincadeira, que também é esporte: sem a utilização de materiais cortantes.
Álvaro Damião com a amiga Ana de Jesus, no 25º Festival de Pipas