top of page

Álvaro Damião solicita suspensão de restrição a velórios em cemitérios municipais de BH


A Prefeitura de Belo Horizonte retomou, em novembro de 2021, a realização de velórios em cemitérios públicos municipais, que estavam suspensos em função da pandemia de Covid-19 até então. De acordo com os protocolos sanitários definidos para o retorno, somente vinte pessoas podem participar das cerimônias, com a possibilidade de revezamento.

Porém, levando em consideração que a cobertura vacinal da população belo-horizontina é superior a 83% (2ª dose e dose única - em 11/03/22), que BH é considerada a capital com mais de 1 milhão de pessoas com menor risco de morte por Covid-19 em todo o Brasil e que shows, eventos e partidas de futebol estão autorizados a receber milhares de pessoas, fica claro que tal medida já não se faz mais necessária.

Por essa e outras razões, o vereador Álvaro Damião encaminhou ao prefeito Alexandre Kalil um pedido de cancelamento da restrição. De acordo com Damião, seu objetivo é que os rituais de despedida sejam retomados em suas características originais, já que tais processos desempenham papel fundamental no acolhimento dos cidadãos enlutados, que vivenciam a dolorosa situação da perda.


Em entrevista na manhã desta terça-feira, 15 de março, Kalil disse que o pedido é uma boa ideia e que vai reavaliar a restrição. Uma boa ideia, vamos olhar essa questão do cemitério sim. Vereador que dá boa ideia, nós queremos todas. O Álvaro é um cara que dá boas ideias. Então, nós vamos olhar essa questão do cemitério sim, comentou.

whatsapp-logo-1.png
bottom of page